Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 4.8/5 (79 votos)




ONLINE
4





Partilhe esta Página





Total de visitas: 1453
COMUNICAÇÃO DE MASSA
COMUNICAÇÃO DE MASSA

CULTURA: “Cultura é o conjunto acumulado de símbolos, ideias e produtos materiais associados a um sistema social, seja ele uma sociedade inteira ou uma família. Juntamente com ESTRUTURA SOCIAL, POPULAÇÃO e ECOLOGIA, constituí um dos principais elementos de todos os sistemas sociais e é conceito fundamental na definição da perspectiva sociológica. A cultura possuí aspectos materiais e não materiais.

A cultura material inclui tudo o que é feito, modelado ou transformado como parte da vida social coletiva, da preparação do alimento à produção de aço e computadores, passando pelo paisagismo que produz jardins do campo inglês. A cultura não material inclui SÍMBOLOS – de palavras à notação musical -, bem como as ideias que modelam e informam a vida de seres humanos em relações recíprocas e os sistemas sociais dos quais participam. As mais importantes destas idéias são as ATITUDES, CRENÇAS, VALORES E NORMAS.” (JOHNSON, 1997)

“a) Toda Cultura determinada, observável numa certa sociedade, é um produto histórico que cresce por desenvolvimentos internos, mediante processos de difusão cultural e de ACULTURAÇÃO, com ritmos diferentes no decorrer de séculos e de milênios.

b) Toda Cultura é formada por inumeráveis elementos ideológicos e materiais que, mesmo quando alcançam uma certa integração mútua, são em grande parte de origem heterogênea, pois provêm de outras sociedades e culturas, remotas no tempo e no espaço, de modo que para todas as culturas modernas e contemporâneas não tem sentido, do ponto de vista das ciências sociais, falar de cultura ‘pura’, ‘genuína’ ou ‘autóctone’.

c) O volume total da cultura que uma determinada geração (ou um determinado indivíduo) tem à disposição é enormemente superior àquele produzido por ela(e); com a contribuição de cada geração, esse volume continua, porém, a crescer com progressão aritmética, geométrica ou exponencial, dependendo dos tipos de componentes: mais lento nas artes, rapidíssimo na tecnologia e na ciência.

d) Todos os elementos não materiais da cultura – valores, símbolos, normas e linguagens – são apreendidos pelos seres humanos na base de sua estrutura biológica e fisiológica, tal como aprendem a servir-se dos elementos materiais.

e) Todo ser humano é capaz, desde o nascimento, de apreender a maioria dos elementos de todas s culturas […] mas com o passar do tempo as possibilidades de aprendizado se reduzem drasticamente […].” (Galino, 2005)

COMUNICAÇÃO DE MASSA: “Chama-se Comunicação de Massa todo processo de produção, transmissão e difusão de textos, notícias, imagens, sons, capaz de atingir de modo simultâneo e em curto espaço de tempo um grande número de pessoas, separadas ou dispersas por um vasto espaço e, em geral, sem relação entre si. Os meios usados para realizar tal tipo de processo – cinema, imprensa, cartazes, rádio, televisão – são chamados de meios de Comunicação de Massa […] O material que eles difundem, ou os conteúdos da Comunicação de Massa, são freqüentemente designados em bloco como CULTURA DE MASSA.

CULTURA DE MASSA: “Com essa expressão se designa, antes de tudo, um tipo de cultura de qualidade mediocre – filmes, teatros, espetáculo de revista, radionovelas, histórias em quadrinhos, música popular, romances amorosos, ficção científica etc. – marcado pela superficialidade, repetição de situações óbvias e exploração dos gostos mais banais do público. Ao mesmo tempo, ela caracteriza o fato de que os materiais dessa cultura são difundidos, quase sempre, pelos meios de comunicação de massa, com revistas, cinema, rádio e televisão, e são ‘consumidos’ por grandes quantidades de pessoas”. (Galino, 2005)

A “condição necessária para o desenvolvimento da Cultura de Massa foi o desenvolvimento da tecnologia de COMUNICAÇÃO DE MASSA, que permitem a gravação e a transmissão de textos e imagens a milhões de pessoas, a baixíssimos custo unitário.” (Galino, 2005)

Referências Bibliográficas. Galino, L. Dicionário de Sociologia. São Paulo: Paulus, 2005. Johnson, A. G. Dicionário de Sociologia: Guia Prático de Linguagem Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. Laraia, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Jorge”Zahar Ed., 2001. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: 1988.