O positivismo é um conjunto de ideias construído pelo intelectual francês Augusto Comte no século XIX. Segundo este, somente a ciência tem o poder de oferecer ao homem o conhecimento verdadeiro, aquele que é possível de ser comprovado, valorizando assim o conceito de utilidade do termo. E tudo o que não pode ser comprovado cientificamente é considerado crendice popular e superstição.
O positivismo tem uma forte relação com o iluminismo francês do século XVII e XVIII, porque defende a ideia do progresso linear na história humana, onde todos os fatos ocorridos no passado da humanidade são etapas para que esta avance em direção ao fim da história - Estado Positivo. Pois os positivistas acreditam que cada avanço das ciências em seus diversos ramos de pesquisas, o homem e a sociedade são transformados.
Na história o positivismo teve importante influência na busca da verdade através de documentos - textos escritos no passado, especialmente os relacionados com questões de ordem militar e política na sociedade, valoriando assim, os grandes personagens ou vultos nacionais da história, as datas e os fatos mencionados.
As frases abaixo revelam muito deste pensamento na história da humanidade:
"A história somente começa quando os documentos começam-se inteligíveis, e quando existem documentos dignas de fé" (Leopoldo Ranke).
"Não há história sem documentos" (Samaran)